FECHAR
Login:
Senha:
Cadastre-se
Notícias

A eficácia do Ponto Eletrônico na garantia dos direitos dos trabalhadores

Matéria publicada no site do SINAIT - Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - relata os resultados das fiscalizações realizadas antes e depois da implantação das novas regras do SREP, apresentados durante a audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos - CDH do Senado, no dia 10 de Dezembro do ano passado.

Durante a apresentação, o Auditor-Fiscal do Trabalho Luís Antônio Medeiros de Araújo disse que a Portaria 1510/09 do MTE, que instituiu o Sistema de Registro de Ponto Eletrônico, trouxe eficácia a direitos constitucionais dos trabalhadores e contribuiu para uma ação mais eficiente da fiscalização trabalhista.

O Auditor-Fiscal afirmou que o SREP registra fielmente as marcações, evitando fraudes e contribuindo para a fiscalização detectar, com maior precisão, problemas como o das horas excedentes.

Em treze empresas fiscalizadas, por exemplo, com um universo de mais de 2 mil trabalhadores, os Auditores-Fiscais constataram mais de duas mil irregularidades referentes à jornada que prejudicaram mais de 700 empregados, e mais de duas mil referentes a descanso, que prejudicaram aproximadamente mil empregados.

* Leia matéria na íntegra no link: http://www.sinait.org.br/noticias_ver.php?id=6594

MAIS NOTÍCIAS SOBRE O SREP: http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id= 1326799&tit=Fiscalizacao-aplica-multas-milionarias